quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Desenhista

No último dia 15 de abril comemorou-se o Dia do Desenhista, Thiago Spiked, um dos professores do nosso projeto, em seu Crás Conversa, no Youtube, nos fala um pouco sobre essa profissão, vocação, dom (ops!), muito trabalho e dedicação. Afinal pra que serve um desenhista?



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Para entender e curtir os quadrinhos


No próximo sábado, 14 de abril, acontecerão dois lançamentos imperdíveis para quem curte Histórias em Quadrinhos e, mais precisamente a história dessa arte hoje finalmente reconhecida e aclamada no mundo todo.
O primeiro trata-se do livro GIBI, a Revista Sinônimo de Quadrinhos, da Editora Via Lettera, com autoria de: Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro Vergueiro, Paulo Ramos e Nobu Chinen, este último é um dos professores do FanZines nas Zonas de Sampa, no curso Avançado de HQ no CCJ. A revista Gibi não foi a primeira revista em quadrinhos que tivemos no Brasil porém sua importância foi fundamental para tornar conhecidos personagens e difundir as HQ's por aqui. Seu sucesso foi tão grande que o título passou a ser sinônimo de revista em quadrinhos n o Brasil. O GIBI começou a ser publicado em 1939 e gerou uma versão mensal e almanaques especiais até os anos 50. No anos 70, o título foi ressuscitado e teve 40 edições semanais e várias edições especiais. Pelas suas páginas passaram vários personagens, entre eles: Popeye, Recruta Zero, Peanuts, Hagar, Tarzan, Ferdinando, Steve Canyon, The Spirit, Dick Tracy, Flash Gordon, Lucky Luke, Príncipe Valente.


O segundo lançamento é A Reinvenção dos Quadrinhos, Quando o Gibi Passou de Réu a Herói, da Editora Criativo, escrito pelo jornalista, e scritor, produtor, ilustrador e diretor de cinema e televisão e professor, Álvaro de Moya. Considerado por muitos como o maior especialista em quadrinhos no Brasil, em 1951 foi um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos na cidade de São Paulo sendo também a primeira feita no mundo. É autor de um dos livros fundamentais para quem estuda os quadrinhos, Shazam! de 1970. Atuou por muitos anos na televisão, foi diretor da TV Excelsior, representou o Brasil em vários congressos sobre quadrinhos no mundo: Roma, Buenos Aires, Nova York e em Lucca, um dos principais. Fez também charges, ilustrações e capas para as revistas O Pato Donald e Mickey.
Os autores estão presentes autografando e conversando com o público.

Serviço:
GIBI, a Revista Sinônimo de Quadrinhos
Local: Gibiteria - Praça Benedito Calixto, 158 - 1º andar, loja 11 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3169-4838
Horário: 16 às 19h.
A Reinvenção dos Quadrinhos, Quando o Gibi Passou de Réu a Herói
Local: Comix Book Shop Livraria - Alameda Jaú, 1998 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3088-9116
Horário: 15 às 18h

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entrevista na ClicTV


Quadrinhos para Quadrados e Redondos é um programa da ClicTV, apresentado por Kendi Sakamoto, ao vivo e transmitido pela internet, na página do UOL sempre às terças-feiras, às 9h. No último dia 27 de março estiveram lá: Katianne Pereira, coordenadora do FanZines nas Zonas de Sampa, Eder Gil, de quem já falamos aqui no blog e o Fernando dos Santos, um dos professores do projeto, quadrinista e criador dos Ursinhos Coloridos e do Humor em Quadrinhos.