quarta-feira, 30 de julho de 2008

retorno das aulas

As oficinas de Histórias em Quadrinhos, voltam na próxima semana. Quem ainda não fez e tem vontade de participar, basta comparecer a uma das bibliotecas onde estão acontecendo as oficinas. As aulas vão até setembro e como no ano anterior, finalizamos com um encontro no dia 27/09 na Biblioteca Monteiro Lobato. No encontro serão expostos os trabalhos e os fanzines produzidos distribuídos a todos os participantes e bibliotecas.

Para saber quais são as bibliotecas, os dias e horários, visite o site da prefeitura - www.bibliotecas.sp.gov.br

Trabalho de Jozz

Jorge Otávio Zugliani, ou Jozz, é designer gráfico formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Cursou Quanta Academia de Artes, trabalhou em editoras de livros e revistas, além de produtoras de tv e cinema.
Lançou o livro O Circo de Lucca, uma HQ em metalinguagem, pela Editora Devir.
Edita a revista Zine Royale sobre quadrinhos e trabalha como free lancer e professor.
Este ano foi premiado no 20º HQMIX como Desenhista Revelação.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Trabalhos de Weberson Santiago

Weberson Santiago é ilustrador do jornal Folha de São Paulo. Colabora com diversas revistas como Rolling Stone, Menu, Getúlio, Época Negócios, Galileu, Você S/A, Grandes Empresas & Grandes Negócios, Bravo, Mundo Estranho, entre outras. Também ilustra livros para editora Moderna e Saraiva. Participou de exposições coletivas no MIS e Museu da Casa Brasileira. Seus desenhos já estiveram na tela do cinema no curta-metragem Amsterdam. Estudou na Quanta Academia de Artes, Instituto Tomie Ohtake e é formado em Design Gráfico pela UMC. É professor e coordenador de projetos especiais da Quanta Academia de Artes e dá aulas na Universidade de Mogi das Cruzes. Mora em Mogi das Cruzes com sua esposa Stella e seu filho Enrique.

Desenho de Sam Hart


Nascido na Inglaterra, criado no Brasil, desde 1988 faz fanzines e trabalha com HQ para o mercado brasileiro, inglês e americano, como desenhista e ilustrador.
Participou da revistas fanzines Matrix - que ganhou os prêmios de melhor fanzine HQMix 1991 e 1º Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro - Croqui, Rhino e Panacéia. Desenhou Power Rangers, Tropas Estelares e Judge Dredd para o mercado inglês, e no Brasil participou das revistas Superinteressante, Mundo Estranho, Aventuras na História, Veja, Front, Contos Bizarros e Dragão Brasil.
Foi um dos co-criadores da revista independente Kaos! e em 2007 produziu com a roteirista Marcela Godoy o fanzine Shem Ha-Mephorash, sobre uma figura lendária judaica, o Golem de Praga. Desde 2006 da’ aulas na
Quanta Academia de Artes, e atualmente desenha um Graphic Novel de 140 páginas para o mercado inglês, chamado Robin Hood: Outlaw's Pride.

Rodrigo Bueno e seus gatinhos




Desenhos de Fábio Santos


Nascido na cidade de Ilhéus (BA), Fábio Santos teve seus contatos imediatos com os quadrinhos – como muitos – na infância, por meios de gibis infantis, de super-heróis e de terror, e desde então começou a desenhar seus personagens favoritos em qualquer papel ou objeto, porém, não apenas continuou desenhando quando começou a navegar pelos livros de aventura, como também percebeu que gostava de rabiscar corações de romances literários, e descobriu dentro de si uma branda vontade de expor o resultado de suas aspirações, mas não sabia como.
Participou de diversos cursos e oficinas ligadas as artes visuais que resultaram em histórias em quadrinhos pequenas – mas enormes em significância pessoal – editadas de forma amadora em fanzines que apenas confirmaram uma coisa: sua paixão pela nona arte. Atualmente publica suas histórias irregulares (“Promoção”, “...de novo...até o fim...”) e particulares (“Frio e Doce” e “Outono Descartável”) almejando pretensiosamente outras formas de se contar outras histórias lançando mão de artifícios que somente os quadrinhos e sua linguagem moderna permitem na revista independente Garagem Hermética do grupo Sócios Ltda.

Trabalhos de Edu Mendes



Eduardo Mendes (São Paulo SP 1976). Arquiteto e artista plástico. Estuda na Academia Brasileira de Arte entre 1993 e 1998 e na Fundação Armando Álvares Penteado entre 1994 e 1998. Freqüenta o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall entre 2000 e 2001, realiza vídeos digitais em 2001 e 2002, participando de vários festivais. Cursa pós-graduação na FAU-USP em 2002 e muda-se para Lisboa, onde vive entre 2004 e 2005. Retorna a São Paulo, funda o coletivo Sócios Ltda, em 2006, com quem edita a revista Garagem Hermética. Desde 2007 participa do grupo de artistas independentes Quarto Mundo. Paralelamente às atividades do ateliê, leciona desenho e pintura na Escola Arte São Paulo desde 2000 e participa de diversos projetos sociais ligados ao ensino de arte.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Trabalhos de Edson Pelicer

Paulistano do bairro da Mooca, Artista Plástico, Educador Social, Quadrinhista.
Criou, escreveu, desenhou, coloriu e carregou pacotes e mais pacotes da revista Descolado, o ECA em Quadrinhos, gibi distribuído gratuitamente por todo o país, criado com o objetivo de enfim tornar conhecido e respeitado o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Trabalhou como educador social por aproximadamente 10 anos, quando adquiriu prática na interpretação e aplicação do ECA.
Considera-se mais educador do que quadrinhista por pura falta de oportunidade, apesar de dedicar-se de corpo e alma tanto para a educação quanto para a HQ.
Tem curtido muito ser “professor” de HQ e acredita estar aprendendo mais do que ensinando. É isso aí!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

quarta-feira, 2 de julho de 2008

OFICINA E MOSTRA DOS QUADRINHOS PARA O CINEMA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA ROBERTO SANTOS
MOSTRA DOS QUADRINHOS PARA O CINEMA

-HOMEM-ARANHA
Dia 4, às 15h30 e dia 27, às 15h30

-X-MEN
Dia 5, às 15h30

-OLD BOY
Dia 6, às 15h30 e dia 25, às 15h30

-ANTI HERÓI AMERICANO
Dia 11, às 15h30

-BATMAN BEGINS
Dia 12, às15h30

-GHOST WORLD
Dia 13, às 15h30

-CRUMB
Dia 19, às 15h30 e dia 26, às 15h30

-AKIRA
Dia 20, às 15h30


-Oficina de História em Quadrinhos e Mangá
Por Eduardo Mendes.
As aulas estarão divididas em duas etapas: uma teórica, onde serão apresentadas as ferramentas narrativas próprias das HQs e suas possibilidades; e uma prática, onde os alunos desenvolverão narrativas gráficas próprias.
A partir de 12 anos. Inscrições na biblioteca, pessoalmente ou pelo tel. 2273.2390.
Dias 7, 14, 21 e 28, das 13h30 às 16h30


Biblioteca Roberto Santos
Endereço: Rua Cisplatina, 505
Ipiranga - 04211-040 São Paulo, SP
Tel.: 11 2273-2390