quinta-feira, 24 de abril de 2008

Apresentação

"FanZines nas Zonas de Sampa" é um projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro). Teve início em 2006 quando foram produzidos alguns fanzines nas oficinas de HQ de nove bibliotecas públicas.

Em 2007 foram compradas obras para a formação de acervo específico e aconteceram oficinas e dinâmicas de grupo em várias bibliotecas do Sistema. Devido à grande procura e ao sucesso do projeto no 1º semestre, as oficinas passaram a ter uma duração maior e foram realizadas em onze bibliotecas das zonas norte, leste e central da cidade. Esse trabalho resultou na produção de novos fanzines que foram expostos nas bibliotecas e distribuídos aos participantes. Foi criado também um espaço de encontro das turmas para a troca de idéias.

A permanência da maioria dos alunos e a continuidade dos trabalhos evidenciam o êxito dos fanzines como uma forma de expressão e exteriorização de opiniões, experiências e paixões. Além disso, as HQs conquistaram pessoas de diversas faixas etárias, integrando gerações.

Em 2008, o projeto está sendo desenvolvido também em duas etapas, sendo que na segunda serão abordados temas como música, cinema, literatura, cidadania, direitos humanos e outros.

Este blog pretende facilitar a comunicação entre aqueles que participaram e participam das oficinas e também despertar o interesse pelo mundo das HQs.

Convidamos todos a contribuírem com suas idéias, sugestões e críticas. O projeto começou em 2006 e agora em sua 3ª edição cria mais uma linha de produção e comunicação. Participe, incluindo suas histórias!